
Pós-graduação Lato Sensu
Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
Turma online. Início: 29/06/2022


Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami
A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual com selo internacional.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual.
Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
Turma online
Início: 29/06/2022
Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 186,32**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O CBI é reconhecido pela qualidade de seus programas de treinamento no Brasil e no mundo, e agora o programa de pós-graduação em ABA e Deficiência Intelectual é a primeira pós-graduação da América Latina a conseguir o selo Approved Content Providers do International Behavior Analysis Certifications, um dos principais certificados internacionais de ABA do mundo. Essa é mais uma grande conquista pela causa no Brasil.

Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 19 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta pela elaboração individual de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) de acordo com as regras estabelecidas pela coordenação do curso.
- Próxima turma: início em 29/06/2022.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Mais Informações
Curso de pós-graduação Lato Sensu Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em análise do comportamento aplicado (ABA).
ABA é a sigla em inglês de Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). Trata-se de uma das interfaces da Análise do Comportamento, que tem como seu principal precursor B.F. Skinner. Enquanto o Behaviorismo é a filosofia que a fundamenta e a Análise Experimental do Comportamento é aquela que se dedica à compreensão dos processos básicos do comportamento. A Análise do Comportamento Aplicada tem por propósito melhorar a vida humana. Esta ciência produziu e produz uma imensa gama de conhecimentos que permite mudar comportamentos para a melhora da qualidade de vida de pessoas com autismo, Deficiência Intelectual, como é o destaque do curso, mas também em diversas outras esferas e contextos.
ABA não é técnica e não é método. É uma área extensa, repleta de estratégias de compreensão e intervenção voltadas ao comportamento humano, validadas empiricamente.
O treinamento é composto de 13 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webinar).
Público-alvo
Psicólogos, fonoaudiólogos, professores, psicopedagogos e demais profissionais da saúde e educação.
Objetivo
O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em análise do comportamento aplicado (ABA).
Ementa
1 - INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS
Carga horária: 30h
Objetivo: Apresentar a construção histórica do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e as principais teorias explicativas.
2 - CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
Carga horária: 100h
Objetivo: Compreender e descrever os processos de aprendizagem na perspectiva do Comportamento Operante. Tópicos: Behaviorismo Radical; Análise Experimental do Comportamento; Contingência de 3 termos; Aprendizagem por consequências de reforço; Controle aversivo e seus efeitos; Controle de estímulos e o papel do ambiente; Esquemas de reforçamento; Operações estabelecedoras e motivadoras; Equivalência de estímulos.
3 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO VERBAL
Carga horária: 70h
Objetivo: Descrever e analisar processos verbais e linguísticos na perspectiva da análise do comportamento aplicada a pessoas com TEA; Definição Operante de comportamento verbal; Operantes verbais: mando, tato, intraverbal, ecóico, textual, cópia e ditado; Análise Funcional de Episódios verbais; Aplicação do comportamento verbal no contexto de ensino de pessoas com TEA; Ensino de ecóico, tato, mando, intraverbal e classes gramaticais.
4 – COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ALFABETIZAÇÃO
Carga horária: 15h
Objetivo: Compreender os principais conceitos de formações de classes equivalentes de estímulos e os principais estudos programas de alfabetização para pessoas com TEA em Análise do Comportamento Aplicada. Tópicos: A formação de classes de estímulos equivalentes e suas variáveis de controle; A complexidade e superseletividade de estímulos (controle restrito); Efeitos interativos do arranjo de treino; Ensino de leitura para pessoas com TEA; Ensino de relações numéricas para pessoas com TEA.
5 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Carga horária: 85h
Objetivo: Conhecer os principais instrumentos gerais de avaliação. Manejar os instrumentos possíveis de serem aplicados em diferentes contextos. Tópicos: Observando e registrando o comportamento; Inventário Portage Operacionalizado; ABLA-R; VB-MAPP; ABLLS-R; Análise Funcional observacional; Análise Funcional Experimenta.
6 – GESTÃO DE COMPORTAMENTOS
Carga horária: 15h
Objetivo: Apresentar as diferentes funções de comportamentos inadequados e seu manejo. Tópicos: Comportamentos mantidos por atenção; Comportamentos mantidos por fuga/esquiva; Comportamentos de autoestimulação; Comportamentos mantidos por reforços tangíveis; Estratégias de intervenção; Tipos de reforçamento diferencial; Efeitos indesejados da extinção e da punição.
7– ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Carga horária: 85h
Objetivo: Compreender e aprender a praticar as principais estratégias de ensino para pessoas com desenvolvimento atípico. Tópicos: Ensino incidental; Treino de Respostas Pivotais; Modelo Denver de intervenção precoce; Ensino por Tentativas Discretas; Encadeamento comportamental.
8 – AUTISMO NA VIDA ADULTA
Carga horária: 50h
Objetivo: Apresentar os processos específicos de trato com o autismo na adolescência e vida adulta e discutir possibilidades na esfera da intervenção e das soluções técnicas para a política pública. AFLLS; Definindo programas de ensino (com ênfase funcional); Sexualidade; Comportamento agressivo - possibilidades; Modelos de residências assistidas.
9 – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Carga horária: 15h
Objetivo: Base teórica para Comunicação Alternativa e algumas reflexões sobre comunicação. Tópicos: Adaptação do formato dos recursos para CA; Tipos de estímulos e estratégias utilizadas e como produzir; Principais sistemas de comunicação; Interagindo com o aluno que não consegue se comunicar; O que fazer quando um aluno não é capaz de escrever; Sistema de comunicação alternativa e/ou suplementar e sua importância; Recursos de baixa e alta tecnologia; Recursos para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na escrita, mas são capazes de alfabetizar; autismo e comorbidades motoras e seu auxílio na comunicação alternativa; Aprendizagem e CA; Apraxia e autismo e CA; Manejo comportamental para uso adequado de CA.
10 – ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE COMPORTAMENTO EM GRUPO
Carga horária: 35h
Objetivo: Compreender os conceitos relacionados às habilidades sociais e o seu desenvolvimento no ensino de pessoas com atraso de desenvolvimento no contexto educacional; Aprendizagem por modelo e imitação; Caracterização dos Déficits em Habilidades Sociais em pessoas com TEA; Intervenções em grupo para promoção de habilidades sociais; Jogos e atividades lúdicas em grupo.
11 – RELAÇÃO COM O EDUCANDO E FAMÍLIA
Carga horária: 15h
Objetivo: A relação família-profissionais: como estrutura para intervenção. A transparência na relação com a família e moderação de promessas e expectativas. Tópicos: Registros; Relatórios; Ética.
12 – ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PROGRAMAS COMPORTAMENTAIS)
Carga horária: 50h
Objetivo: Discriminar as diferenças entre os níveis curriculares. Elaborar um Plano de Ensino Individualizado, levando em consideração o repertório do educando e os objetivos da estabelecidos em parceria com sua família. Tópicos: Conversão da avaliação à seleção de programas; Definindo objetivos; Treinamento de aplicadores; Supervisão.
13 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 35h
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Coordenação Geral
Lucelmo Lacerda de Brito
Doutor em Educação pela PUC-SP
Possui estágio de Pós-doutorado em Educação Especial no Departamento de Psicologia - UFSCar
Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins
Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”
Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos
Atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial

Facilitadores
Aída Teresa dos Santos Brito
Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPI
Mestre em Educação
Psicóloga e Psicopedagoga, Formação em TEACCH e PECs, tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação
Pesquisa e atua na área de Inclusão, com ênfase no estudo de Tecnologia Assistiva e ABA
Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Sistemas de Comunicação Alternativos
Guilherme Sousa Bastos
Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação – Instituto Tecnológico de Aeronáutica com período sanduíche em Australian Centre for Field Robotics
Mestrado em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Itajubá
Especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual – Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Educação e Autismo – Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-graduação
Graduação em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Itajubá
Pró-reitor de Extensão da UNIFEI
Atua nos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Ciência e Tecnologia da Computação
Liana Rosa Elias
Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza
Formação em Terapia Comportamental
Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus e pelo Conselho Federal de Psicologia
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará
Doutora em Ciências Médicas na Universidade Federal do Ceará
Coordenadora do Laboratório Integrado de Neurociências e Comportamento
Trabalha com neuropsicologia, cognição social e teoria das molduras relacionais, práticas baseadas em evidências, análise do comportamento e ciência comportamental contextual
Mateus Brasileiro Reis Pereira
Formado em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí
Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento e Psicologia Experimental
Psicólogo clínico, com ênfase no trabalho com crianças e adolescentes
Professor e supervisor do Núcleo CEFAPP de Recife e do Grupo Mores
Felipe Magalhães Lemos
Formado em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano
Mestrado em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Universidade Federal de São Carlos
Doutorando em Psicologia - Análise do Comportamento pela Universidade Federal de São Carlos
Atualmente é supervisor técnico em ABA do Centro AbaTea, supervisor em ABA da Luna ABA, docente da pós-graduação "Análise Do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA" do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA e docente da pós-graduação "Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo" da Faculdade Santo André de Vilhena
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Do Comportamento Aplicada, Autismo, Análise Funcional e TEA
Iara Andriele Carvalho
Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC- Campus Sobral)
Atua como supervisora em atendimentos a pessoas com atrasos no desenvolvimento. Tem se dedicado ao estudo das Intervenções Naturalísticas
Luis Humbert Andrade de Lemos
Formado em Psicologia
Mestre e Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia
Atua como supervisor clínico no Instituto Baiano de Terapia Comportamental
Natalie Brito Araripe
Psicóloga
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisou sobre autismo e Acompanhamento Terapêutico
Master em ABA pelo ABA España
Board Certified Behavior Analyst (BCBA)
Atua com Análise do Comportamento
Atualmente se dedica à área da Tecnologia Comportamental, com a produção de recursos interventivos
É autora de diversos capítulos de livros e artigos acadêmicos sobre a temática da Análise do Comportamento
Tiago Roberto Florêncio
Psicólogo com Formação em Clínica Comportamental Infantil
Mestrado em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Paradigma
Pós-graduando em Sexologia Aplicada pelo InPaSex









Inscreva-se
Turma online
Início: 29/06/2022
Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 186,32**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O CBI é reconhecido pela qualidade de seus programas de treinamento no Brasil e no mundo, e agora o programa de pós-graduação em ABA e Deficiência Intelectual é a primeira pós-graduação da América Latina a conseguir o selo Approved Content Providers do International Behavior Analysis Certifications, um dos principais certificados internacionais de ABA do mundo. Essa é mais uma grande conquista pela causa no Brasil.

Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.
Teremos prazer em atendê-lo.